sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vida Além da Vida

Muito se fala sobre o que é a vida mas quase nada se diz sobre experiências reais que nos ensinam a seguir em frente e a lidar com ela.

As fórmulas são quadradas, vendidas como há séculos existem; ensinadas geração após geração de modo a manter um comportamento aceito pelas sociedades mutantes, que de mutantes só tem a propaganda. A moda, os paladares, os meios de transporte, a cultura, os relacionamentos, os sotaques e trejeitos, só encapam uma única forma de se ser humano: o básico ser que precisa de amor, do cuidado da mãe, da orientação do pai, da comida que lhe dá energia e do descanso de uma noite de sono para começar tudo de novo no dia seguinte. Isso tudo para dar forma a um ser feito de barro, que recebeu o fôlego que nem é seu, mas de Deus, e que acumula fantasias na esperança de se ver com mais valor do que o seu próximo. Mal se sabe que esse valor vem exatamente do reconhecimento do valor do próximo que em troca lhe oferece gratidão, amor e respeito.

O que nos enobrece, além disso, é a experiência, o conhecimento de si mesmo e do mundo. A digestão do que é cada dia e o que com ele vem: a dor, a alegria, o prazer, o estudo, o aperfeiçoamento através do desafio de não se acomodar mas de resistir à preguiça e alcançar novas formas de pensar, seguindo em direção a objetivos maiores dos que nos foram impostos. A fonte de tudo isso e de muito mais é Deus. E mesmo sendo sabedoria, poder e justiça, amor é a Sua essência, que sem a necessidade de nenhuma outra palavra resume quem Ele é.

Toda noite antes das crianças dormirem, eu faço uma oração com elas, digo que as amo, e desejo que elas durmam com Jesus. Antes de ontem à noite, enquanto fazia isso com o Enrico, ele, já com os olhinhos fechados, me perguntou: “Mamãe, como é que Jesus coloca esse amor tão grande dentro da gente?” Eu já com vontade de esmagá-lo de tanta delícia respondi contida: “Querido, a bíblia diz que Deus é amor. Se você sente esse amor no seu coração é porque Deus está dentro de você.” Ele pensou por alguns instantes e ainda com os olhos fechados disse: “Ah!tá!” e dormiu. Essa simplicidade é que representa para mim a vida além da vida. A vida além do que nossos olhos podem enxergar. Perdemos a simplicidade e a essência da criação, da finalidade para a qual Deus nos criou: para adorá-lO em tudo, colocá-lO em primeiro lugar, encontrá-lO no silêncio do pensamento e do reconhecimento de que Ele mora em nós. É sufoco demais viver hoje em dia. Nunca antes houve uma era tão conflitante e desgastante. Nunca antes fomos tão abusados emocionalmente de todos os lados: pela sociedade, pela família, pela exigência de um círculo de amigos ou pelo trabalho.

Quem você é? Você vê vida além da vida que te impuseram? Tome hoje a decisão de buscar ser quem você é de verdade. Por mais louco ou inaceitável que isso possa parecer para os outros ao seu redor, você veio sozinho a esse mundo, e sozinho vai deixá-lo. Vale à pena você buscar a sua felicidade e não viver a doença de outros que te rebaixam para se sentirem melhores. E se você acha que isso que eu estou falando é deprimente, pense de novo. Não podemos ser melhores para o mundo e para os que amamos sem antes sermos emocionalmente e psicologicamente curados. E o remédio é um simples desejo direcionado ao céu, que diz: “Deus, me cura da doença da apatia e da condescendência. Me faz hoje, através da felicidade, alcançar a vida que vem de Ti: a vida além da minha vida!

4 comentários:

  1. É...Alê você é realmente uma pessoa iluminada!! Que o Pai celeste continue a te abençoar pra que sejas sempre esta pessoa tão simples e ao mesmo tempo espiritual,muito obrigado por suas palavras elas realmente tem nos ajudado na caminhada cristã! abraço com muito carinho.
    Niti

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra Samadello!

    Maravilhoso o que você escreveu e verdadeiro. Curioso mesmo, parar para pensar que não precisamos de muito para viver, mas que o meio no qual estamos nos impõe modismos, muitas vezes "passaportes" para a entrada em determinados grupos. Para a inserção social.
    Não é isso o que nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou, de modo algum e, as crianças são provas reais disso, porque exprimem seus sentimentos sem intentar alcançar nada.

    Obrigada por escrever e abençoar a minha vida. O que já acontecia com suas músicas, agora acontece com seus textos.

    Com carinho e admiração,

    Rachel

    ResponderExcluir
  3. Gostei da reflexão, o básico de ser, viver!

    bejus e abraços,

    Diego Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Vc nem tem idéia de como suas palavras tiveram um impacto em minha vida....continue escrevendo e compartilhando, pois suas palavras tem sido abençoada!!!
    bjim

    ResponderExcluir