sábado, 9 de outubro de 2010

Outubro Rosa

Não há ninguém nessa vida que se acostume com a dor. A dor da perda, a dor do amor, a dor do fracasso, a dor da rejeição, a dor da doença. Há, sim, quem saiba lidar com ela, quem aprende a tê-la como companheira e que no momento certo ou pelo menos num tempo suportável a consegue controlar. Há quem não suporte uma dor de dente; Há quem diga que a dor de uma pedra no rim se assemelha a dor do parto!... hummmm,acho que não! De qualquer forma, a dor nos afasta da vida, acaba aos poucos com nossa força vital e nos enfraquece pouco a pouco, nos levando a medidas muitas vezes incompreendidas por quem nos observa. O prazer por outro lado nos rejuvenesce, nos recupera, nos faz ter uma vida mais longa e mais bem aproveitada. Não acredito que a ausência do sofrimento nos faça viver mais, mas que a forma como saímos dele determina o tempo e a qualidade de vida que temos no decorrer de nossa história. Se saímos inteiros, de pé e transformados, nos fortalecemos e nos tornamos pessoas ainda melhores. Se saimos despedaçados, aí sim, somos atraídos para a morte, essa que vem “devagar e sempre”. Que trágico não é? Não. Real. Enfrentar a vida e o que com ela vem nos faz dominá-la até certo ponto. Deus, somente Deus sabe o futuro; mas a repetição dos acontecimentos nos faz, pelo menos, encontrar frestas de força e superação. Força arrecadada em sofrimentos passados. Essas experiências nos guiam na direção de que podemos vencer mais uma vez.

Essa introdução me leva a celebração do “Outubro Rosa”. Mês dedicado à conscientização, tratamento e prevenção do câncer de mama. Ô mulherada valente!! Mulheres que enfrentam uma doença que ataca o corpo, a mente, o espírito e a auto-estima. Cerca de 50.000 mulheres morrem por ano no Brasil desta doença; uma mulher a cada 36 minutos. Esta semana entrei em contato com a Associação Viva Melhor. Associação fundada por Vera Emilia Chiavelli Teruel, que acometida da doença há 21 anos atrás sentiu em seu coração a necessidade de ajudar outras mulheres que tinham o mesmo problema a terem um pouco mais de conforto num momento de muita dúvida e medo. Um serviço quase que 100% gratuito que dá assistência médica e psicológica a mulheres e homens que passam por esta experiência única. Um homem para cada cem mulheres também sofre do câncer, que pode muito bem ser controlado e até curado se diagnosticado precocemente.

Tem muita gente boa no mundo! Tem muita gente comprometida com o bem! E o bem vem de Deus! Se você quiser saber mais sobre este assunto e essa associação, você pode. O endereço é http://www.grupovivamelhor.org.br. Se de alguma forma você quiser e puder ajudar esta ou outra entidade que ajude alguém a enfrentar esta ou outra doença física, mental ou espiritual, faça isso. Comprometer-se a ajudar alguém nos torna melhores como cristãos que nos chamamos, e mais realistas quanto ao que acontece com nosso próximo, pois estes são os dois grandes mandamentos: “Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Aprenda a amar-se do jeito que você é; Deus o ama assim. Daí a partir deste momento amar o teu próximo será a confirmação de que Deus é o primeiro em sua vida.

3 comentários:

  1. Muito interessante a sua abordagem... inteligente texto.

    ResponderExcluir
  2. Toda a vez que leio o um 'post' novo sinto a presença de Deus através de suas palavras Ale...me sinto tão pertinho dele...obrigado meu Pai por iluminar essa mulher que além de ser uma mulher de verdade,se preoculpa com o semelhante!!Bjo Ale.

    ResponderExcluir
  3. Como e bom nós preocupar com nosso semelhante, e isso que Deus quer, o nosso relaçonamento uns para com outros, como a parabóla do bom samaritano. Que Deus o Eterno, o Deus de Amor.
    , ti abençõe.

    ResponderExcluir